10 livros para quem quer aprender mais sobre Vinhos

Para entender mais sobre o mundo dos vinhos, não necessariamente precisa somente experimentar a maior variedade possível de rótulos. Embora degustá-lo seja, de fato, algo muito importante para apurar os seus sentidos e melhorar suas técnicas de degustação. Porém os livros sobre vinhos podem torná-lo em um verdadeiro conhecedor dessa bebida. Pois o que não faltam são obras que trazem diversas informações para quem deseja conhecer mais sobre essa bebida, como: a história do vinho, detalhes sobre o cultivo da videira, como ocorre a vinificação, como harmonizar com alimentos diferentes, entre outras.

Para ajudá-lo nessa caminhada, separamos 10 livros para quem quer aprender sobre vinho, veja abaixo. 

 

Expert em vinhos em 24 horas, de Jancis Robinson

Para os enófilos de todo o mundo, o nome Jancis Robinson, é bastante conhecido e falado. E não é para menos, pois é considerada a mais influente crítica de vinhos. Ela também é autora de várias outras obras sobre este tema, aliás. Esse, em questão, é um livro que vai direto ao ponto. Ele propõe ajudar aqueles que passam tempos indecisos na hora de escolher um vinho para comprar, por não compreender a diferença entre as versões disponíveis ou suas especificações. 

1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer, de Neil Beckett

Com humor e um leve toque de ironia, Neil Beckett, neste livro, propõe um desafio aos leitores, que é experimentar os mais de mil títulos avaliados e recomendados por ele enquanto ainda está vivo. De forma irônica e divertida, como o autor mesmo ressalta, você só tem uma vida para fazer isso!


Vinho e Comida, de Joanna Simon

Este livro é perfeito para quem ainda não consegue dominar  muito as regras de harmonização de vinhos e alimentos. Pois ele traz de maneira simplificada diversos macetes para você aprender a unir os dois mundos de forma rápida e simples.

Wine Folly: O Guia Essencial do Vinho, de Madeline Puket e Justin Hammack

Este livro é voltado para quem quer aprender mais sobre a bebida em si, mas muitas pessoas ficam com medo pela falta de prática ou quando ficam intimidados ao se depararem frente a frente com as nomenclaturas e termos mais complexos. Por isso este livro possui uma linguagem bem mais amigável e ilustrativa. É um verdadeiro guia acessível dos vinhos.

Enciclopédia do Vinho, de Hugh Johnson 

É a fonte de diversas informações sobre o vinho. Este livro reúne mais de 6.000 exemplares com os dados de uvas utilizadas, características de cada rótulo e processo da elaboração desta bebida, tudo nos mínimos detalhes. 

Como Degustar Vinho, de Jancis Robinson

Esse livro não poderia faltar neste artigo, como mencionamos no tópico para iniciantes, Janci Robinson é referência entre os enólogos e enófilos. Nesta obra, a autora conversa diretamente com quem já consome vinho com frequência e possui um certo tipo de conhecimento sobre os diferentes estilos da bebida, porém nem sempre aproveitam a experiência da melhor forma.

Os Segredos do Vinho: para Iniciantes e Iniciados, de José Osvaldo Albano do Amarante

Osvaldo Albano do Amarante é fundador da Pró-Vinho e integrante da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho). Nesta obra o autor propõe ter uma conversa sem rodeios com o leitor a respeito da bebida que ele mais gosta. Para isso, José Osvaldo, faz um grande apanhado de assuntos sobre a variedade de rótulos que podem ser encontrados no Brasil, ensinando ao leitor a consumir esta bebida de maneira adequada e em qualquer lugar. 

A Arte de degustar o Vinho, de Enrico Bernardo

O autor do livro “A arte de degustar o vinho” é integrante da Associação Internacional de Sommeliers (ASI). Este livro é dividido em 3 blocos, tratando, no que na visão do autor, é indispensável para se ter uma boa experiência e completa ao escolher os melhores vinhos e degustá-los. 

Por isso, de início, ele irá ensinar todas as etapas da análise sensorial e tudo que você precisa saber sobre a tonalidade do líquido, intensidade, duração do aroma exalado na bebida, a adstringência, acidez ao beber e a persistência do sabor na boca. 

 

O Gosto do Vinho, de Émile Peynaud e Jacques Blouin

Este livro trata sobre a arte de elaborar e apreciar melhor um vinho de qualidade. Muito bom para quem também já possui algum conhecimento sobre a bebida. Tanto que ao decorrer dos capítulos seguintes, o autor se aprofunda bem mais sobre os princípios científicos dos diferentes tipos de vinhos, como o rosé, tinto e branco. E a forma com que eles promovem estímulos sensoriais nos consumidores, destacando os aromas e sensações táteis perceptíveis na hora da degustação. Após, o autor ressalta como se dá quimicamente o sabor da bebida e quais são as melhores técnicas para que não venha comprometer a qualidade do líquido ao armazená-lo.

A História do Vinho, de Hugh Johnson

Esse tema é considerado por muitos como uma das obras mais marcantes. Este livro irá abranger tudo sobre a história do vinho, sobre seus surgimentos, primeiras evidências das primeiras uvas que foram cultivadas na Europa entre 5.000 a 8.000 a.C. E em especial, de que forma o vinho foi integrado à cultura, à religião e aos hábitos gastronômicos da Antiga Grécia. 

 

Como você pode ver, neste artigo não faltam livros incríveis para você conhecer mais sobre o mundo dos vinhos, entender sua história, como degustar, os melhores vinhos, quais tipo, rótulos e até como harmonizá-los com diversos tipos de pratos diferentes existentes no mundo. Gostou do artigo e das escolhas de livros? Se sim, você com certeza deseja saber onde comprar esses vinhos tão saborosos e de altíssima qualidade, não é mesmo? 

Deixamos aqui uma última dica de onde encontrar os melhores vinhos: conheça a Brava Wine. Você encontrará uma enorme variedade de vinhos, de todo tipo e de qualidade. Aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades Você gostaria de receber as novidades sobre vinhos, carnes e os melhores rótulos. Não Sim