20 filmes com a temática vinho para assistir nesse final de semana

É amante de vinho e apaixonada por cinema, que tal juntar essa dupla incrível?

Isso mesmo, você sabia que é possível juntar filme e vinho, até porque, cai entre nós, que harmonização perfeita. Foi pensando exatamente nisso, que decidimos trazer para você, querido leitor, 20 dicas de filmes com a temática vinho, para curtir nesse final de semana, inclusive para quem deseja entender e aprender mais sobre esse mundo maravilhoso que é o vinho. Continua aqui, que mostraremos a seguir essas dicas. 

1. O rato que ruge ( 1959)

Esse vai para aqueles que além de apaixonados por vinho, também curtem aquele filme mais antigo. Esse filme foi baseado em um livro homônimo e mostra em detalhes como o vinho foi, e ainda é, importantíssimo na economia de muitos países. Nesta trama, o filme mostra um país imaginário, chamado de Grand Fenwick, localizado entre a França e a Suíça, que vive praticamente da exportação de vinhos para os Estados Unidos e seus governadores tramam uma falsa guerra contra os americanos para, quando perderem, possam receber ajuda financeira. Porém há uma grande reviravolta ao decorrer da história, pois eles não esperavam vencer a guerra, o que torna esse filme em um perfeito cenário para uma ótima comédia, o que vale super a pena conferir!

2. O ano do cometa (1992)

Seguindo em rumo a filmes antigos, O ano do cometa, é literalmente uma corrida para encontrar uma raridade de garrafa de vinho, produzida no mesmo ano da passagem do cometa Halley (1881) pela órbita da Terra. Um filme dirigido por Peter Yates e estrelado por Penelope Ann Miller e Tim Daly. 

3. Um bom ano (2006)

Este filme conta a história de Max Skinner ( Russell Crowe), um empresário londrino bem sucedido, que foi educado pelo seu tio na arte de degustação. Ao decorrer desta história, Max torna-se herdeiro da vinícola do antigo mestre e se vê diante de um conflito pessoal na hora de vender o local onde ainda mora sua essência.

4. Sideways (2004)

Uma comédia-drama Sideways, conta a história de um homem fascinado por vinhos e seu melhor amigo. Eles decidem fazer uma viagem de uma semana, para despedida de solteiro, degustando vinhos pelas vinícolas da Califórnia. 

5. Caminhando nas Nuvens (1995)

Agora com um pouco de drama, falaremos sobre o filme Caminhando nas Nuvens, que pode ser exatamente aqui que você precisa. Esta obra conta que, após 4 anos de 2 ª Guerra Mundial e ainda recordando os horrores ocorridos nas batalhas, a vida de um vendedor de chocolate de Paul Sutton (Keanu Reeves) está prestes a mudar. Essa mudança ocorre quando Paul Sutton (Keanu Reeves) conhece Victoria Aragón (Aitana Sánchez-Gijón), que carrega um bebe em seu ventre, e Paul decide ajudá-la assumindo toda a responsabilidade pela criança. Após isso, Paul e Victoria passam por diversas situações no vinhedo Las Nubes e, durante a celebração da colheita, eles descobrem estar apaixonados um pelo outro. A partir daí, eles precisam enfrentar uma série de desafios para conseguir viver esse grande amor.  

6. Bottle Shock (traduzido: O julgamento de Paris) (2008)

Este filme, conta a história de um sommelier inglês, que trabalha em Paris, e decide ir para a Califórnia procurar um vinho barato, com a intenção de trazer o produto para a Europa e ganhar uma competição internacional de melhor vinho de 1976.

7. Sob o Sol da Toscana (2004)

Toscana é conhecida como uma das mais belas regiões da Itália. Esta área, além de suas paisagens lindas, também é uma importante produtora de uvas, resultando em vinhos. Nesta trama, a personagem Frances Mayes (Diane Lane) se encontra devastada após descobrir que seu marido é infiel. Após essa descoberta, sua melhor amiga sugere que ela faça uma viagem pela Itália, e por impulso ela decide comprar uma casa em um vilarejo toscano. Decidida a viver uma nova vida, a recém-divorciada conhece Marcello (Raoul Bova) e ambos iniciam uma história de amor onde o vinho permeia em cada cena. 

8. Sangue e vinho (1996)

Um negociante de vinhos, Alex Gates (Jack Nicholson), se encontra endividado e com um casamento completamente falido. Para fugir dessa vida, Alex decide, com a ajuda de um cúmplice que está à beira da morte, roubar um colar de diamantes de 1 milhão e trezentos mil dólares e fugir com a amante Gabriela (Jennifer Lopez). Apesar de todos os planos estarem prontos, por conta de uma série de brigas que acabam acontecendo entre Alex e sua mulher, começam a atrapalhar todos os planos do negócio de vinhos, quando de repente ele se dá conta que a situação fica completamente fora de controle. 

9. The Vintner’s Luck (A sorte do Vinicultor) (2009)


Esse filme é perfeito para quem ama filmes mais antigos, pois esse, se passa no século XIX. Conta a história de um jovem enólogo camponês Sobran Jondeau (Jérémie Renier), um ambicioso jovem que tenta criar o vinho perfeito, enquanto lida ao mesmo tempo com os três amores de sua vida. E sob orientação, o enólogo é forçado a compreender a natureza do amor em busca da safra perfeita.

10. O sabor do amor (2012)

 Agora, falaremos de um drama-romântico leve e bastante delicado, que tal?

Essas são uma das principais características desse filme incrível, dirigido por Bob Fugger. Que nada a história de Wendy, uma jovem que cortou toda a relação com seu pai, e depois que seu pai morre, descobre que herdou uma vinícola na Califórnia. E para honrar o testamento de seus falecido pai, é preciso que a jovem largue tudo e se mude para a região desconhecida onde se encontra essa vinícola. Ao chegar lá, ela conhecerá seu vizinho muitíssimo atencioso e bastante simpático que logo despertará sentimentos desconhecidos pela garota. Só há um problema entre esse amor, pois o pai de Chris é o principal rival de Wendy na produção de vinhos. 

11. Corked (2009) 

Esta comédia, se trata de um jogo chamado Corked, que de origem inglesa “cork”, que significa cortiça que é um material usado para fabricar as rolhas que vedam as garrafas. Essa história, contará sobre os acontecimentos de uma região vinícola na Califórnia, que receberá a visita de alguns dos mais renomados críticos do mundo, com isso começa a disputa entre os produtores da região, pois farão de tudo para que suas produções caiam no gosto dos especialistas. 

12. Um ano na Borgonha (2013) 

Há regiões no mundo, que se destacam na produção de vinho por várias razões, a maioria naturais ou históricas. Um excelente exemplo disto é a Borgonha, uma região carregada de tradição e que produz alguns dos melhores vinhos do planeta. Para as pessoas que desejam saber como é o dia a dia dos produtores de vinho e das características de tornar as bebidas tão especiais nesta região, esse filme será perfeito para essas pessoas. 

13. The Duel of Wine (2015)

Esta é uma obra de origem italiana e argentina, dirigida por Nicolás Carreras. Este filme segue a continuação do filme Ways of Wine e conta a história de Charlie Arturo la, que é um sommelier de muito prestígio, que vê sua carreira declinar, depois de uma série de eventos.  Após a queda de sua carreira, esse jovem decide retomar a sua carreira de modo inusitado: utilizando o anonimato. 

Sem envolver suas opiniões ao seu nome e utilizando o rosto de um amigo, ele voltará a fazer parte do universo que tanto é apaixonado, que é a degustação de vinhos. 

14. O vinho perfeito (2014)

É uma obra produzida na Itália, que conta com um elenco italiano. E como já se sabe, quando o assunto é vinho, a Itália é uma das nações mais importantes a ser mencionada. Por isso, esse filme não poderia ser nada além de um incrível retrato desta arte. Esta obra conta a história de um bancário, chamado Giovanni, que vê sua vida toda ser transformada ao se tornar um grande renomado especialista em vinhos. Porém, toda essa fama será posta à prova, quando ele conhece uma figura misteriosa que o puxará para uma série de mistérios, também envolvendo uma acusação de assinato. Um belo suspense, que vale super a pena conferir!

15. Wine Country (2019) 

Traduzindo,  “País do vinho”, é um filme de comédia norte-americana com renomados atores do gênero em seu elenco. Na história, Abby (Amy Poehler) deseja comemorar o aniversário de 50 anos da melhor amiga Rebecca, e elas decidem fazer uma viagem entre amigas da adolescência para a região de Napa Valley, muito conhecida por elaborar excelentes vinhos. Cada uma delas está passando por um momento de conflito em suas vidas pessoais e, ao decorrer da história, passam a viver muitas aventuras. Um filme para dar altas risadas com as amigas e ainda aprender mais sobre vinhos. 

16. Entre vinhos e amores (2007) 

No original La Cocina, é um filme estrelado pela atriz Christina Hendricks, que traz uma fórmula que é  bastante abordada em outros longas do mesmo gênero: a de histórias paralelas que, em determinado momento, acabam se cruzando e passando a ser somente uma. Todos os dramas dessa história, lidam com assuntos como o amor, infidelidade, insegurança e a amizade que são regados com muito vinho. 

17. O segredo da Santa Vitória (1969)

Este filme é um grande clássico que foi dirigido por Stanley Kramer, e indicado por diversas vezes ao Oscar ao. 

Esse filme é  uma mistura única de guerra, drama e ao mesmo tempo possui comédia. A história se passa nos anos finais da Segunda Guerra Mundial, em uma cidade da Itália que se encontra completamente alheia ao conflito que acontece. Bomboloni, torna-se, o prefeito da cidade e tem um importante dever de proteger o vinho dos nazistas quando a guerra passa a ameaçar adentrar na cidade. 

18. Santo amor – Na nota do vinho (2016)

A França é o cenário do filme Saint Amour, estreou em 2017. Esta obra relata a história de Jean, um homem que tem um tipo de relação bem conturbada com o filho e que decide partir com ele em uma jornada de autoconhecimento pelas regiões vinícolas do país.

19. Decanted – A Winemaker’s Journey (2016)

Obra disponível na Netflix, Decanted conta a jornada de um Produtor de Vinhos, este filme narra um período muito importante na história dos Estados Unidos, em que a Lei Seca estava em  fervor no país. Entre entrevistas e diálogos, este leva seus telespectadores a um passado não tão distante, em que as bebidas foram proibidas completamente no território norte-americano. Desta forma, é possível observarmos como foi o processo para os produtores e consumidores de vinho ao decorrer deste período histórico, e claro, depois do fim da Lei Seca na região.  Perfeito para as pessoas que gostam de ampliar os conhecimentos enquanto se divertem.

20. Um ano em Champagne (2015)

Também encontra-se na netflix, é um filme ideal para as pessoas que gostam de ficar muito mais por dentro do dia a dia de produtos de vinhos em regiões famosas e tradicionais ao redor do mundo. 

 

Estes foram os filmes sobre vinhos que são perfeitos para os amantes e degustadores dessa bebida espetacular, e nada melhor do que assistir um filme sobre, é assistir acompanhado de um bom vinho não é mesmo? Pensando nisso destacamos abaixo uma dica de vinho para acompanhá-lo durante seu filme. Aproveite!

Indicação de vinho

 

Vinho Tinto Chileno Ventisquero Reserva Carménère 375 ml

De cor vermelha intensa e profunda, possui aromas de ameixas e especiarias, misturados cm toques de chocolate e baunilha adquiridos durante o envelhecimento nos barris. Sua excelente estrutura faz deste vinho complemento com tanitos suaves de boa estrutura. Para mais vinhos visite a Brava Wine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades Você gostaria de receber as novidades sobre vinhos, carnes e os melhores rótulos. Não Sim