4 vinhos portugueses que você precisa ter na sua casa

Quando se fala em vinho, não tem como não pensar em Portugal, não é mesmo? Logo nos vem a imagem do Casal Garcia à cabeça e a boca já enche com o sabor desse vinho inconfundível.

Com produção ancestral, os vinhos portugueses estão entre os melhores do mundo, sendo um dos maiores produtores da bebida. Conheça abaixo, um pouco mais sobre os tipos de vinhos portugueses.

Vinhos Tintos Portugueses

Por ter vinhedos próximos ao Atlântico e serem cultivados há mais de 4.000 anos, os vinhos tintos portugueses se tornaram famosos em todo mundo. Além da variedade enorme de sabores e aromas, têm ótima expressão do terroir, que os tornam únicos e especiais, encontrando excelente equilíbrio entre os tons frutados e a acidez. Os mais antigos são fortes, encorpados e possuem alta complexidade, já os mais jovens transbordam de frescor. Frutas vermelhas, negras e especiarias são as notas mais encontradas.

Vinhos Brancos

Mesmo sendo considerada a pátria dos vinhos tintos, Portugal tem 40% da sua produção em vinhos brancos. Além de saborosos, merecem ser experimentados.

Os vinhos brancos portugueses são leves, trazem tons de frutas cítricas e tropicais e, dependendo do terroir, você pode encontrar uma certa mineralidade.

Vinhos Rosé

São feitos com variedades de uvas tintas, usando um processo especial de fermentação. Se você se pergunta como são feitos os vinhos rosé, eis a resposa: remove-se as cascas das uvas depois de um curto período. Dessa forma, apenas uma pequena parcela da cor típica dos vinhos tintos é passada para a bebida. Além disso, a adstringência típica dos taninos é passada para o rosé, mas apenas um pouco. É esse equilíbrio entre um vinho frutado e com mais taninos (tinto), e um mais leve e límpido (branco) que faz ele tão especial.

Vinhos Verdes

O vinho verde não é feito de uma uva diferente, ou resultado de uma mistura especial, mas sim de uma região. Exclusivo de Portugal, vindo do Noroeste, entre os rios Minho e Douro, esse vinho possui características únicas devido ao terroir diferenciado desse lugar. Podem ser encontrados vinhos verdes tintos e rosés, e até espumantes, mas os comuns são os brancos. Eles possuem grande destaque internacional, teor alcoólico baixo, além de serem elegantes e leves. Com acidez e frescor intensos, o vinho verde harmoniza com várias refeições.

Vinho do Porto e Madeira

Por mais que muitas pessoas confundam, os vinhos do Porto e da Madeira são diferentes. Cada qual vem de uma região distinta do país. Entre as diferenças, também, temos a concentração de açúcar, no Porto a variação é maior, superior a 130g/litro, e no Madeira é de 96g/litro. A maturação também difere: no Madeira ela é feita no calor, e no Porto temos o Tawny, que fica mais tempo nos barris, e o Ruby, que fica menos.

 

Como escolher um bom Vinho Português?

Os vinhos portugueses podem ser do tipo varietal, feito com uma única variedade de uva, ou blend, produzido com duas ou mais castas. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as uvas nativas portuguesas.

Alvarinho

A primeira uva branca a ser engarrafada como varietal. Seus vinhos são encorpados, com aromas complexos e delicados que remetem a limão, pêssego e casca de laranja. Também é usada para fazer vinho verde.

Tinta Roriz

É usada para fazer vinhos tintos robustos, com bastante elegância, trazendo toques frutados e de especiarias à bebida.

Trincadeira

Esta uva tinta faz vinhos com boa acidez, mas não muito alcoólicos. Se amadurecida devidamente, dá as bebidas um toque herbal, apimentado, floral e com complexidade.

Arinto

É bastante versátil, faz vinhos brancos vibrantes, com frescor e acidez, além de toques minerais, maçã e limão.

Touriga Nacional

A principal variedade tinta do país, ela fica no mesmo nível das grandes uvas do mundo, como Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Faz vinhos incríveis, bem estruturados, com taninos destacados, que são, ao mesmo tempo, florais e frutados.

Touriga Franca

É uma das uvas recomendadas para fazer vinho do Porto, esta variedade tinta faz vinhos de coloração forte, com notas florais e taninos aveludados. Suas bebidas ficam melhores quando envelhecidas.

Fernão Pires

Uma das uvas mais cultivadas no país, é bem versátil e faz vinhos aromáticos.

 

Conheça 4 vinhos portugueses que você não pode deixar de ter na sua casa

Vinho Verde Casal Garcia Rosé

Esta é uma bebida leve e de alto frescor. Sem dúvida é carregada de leveza e suavidade. O ideal é combinar pratos leves, como frutos do mar, queijos, saladas e carnes brancas. Aliás, o corpo deste vinho é leve, semelhante aos tintos, por isso combina com pratos delicados e com equilíbrio no sabor. Uma boa dica é apreciá-lo com pratos próprios da cultura oriental e thai. Só para exemplificar, beba o Casal Garcia Rosé não só com peixes, cozidos ou grelhados, como também com massas associadas a molhos.

clique e compre

 

Vinho Piteira Premium 17 Tinto

Vinho Português Tinto | Uva: Aragonez, Trincadeira, Alfrocheiro e Alicante. | Região: Alentejo  | Fruto da associação de uvas provenientes de vinhas modernas e velhas de sequeiro, situadas na margem esquerda do Guadiana. Um vinho bem ao estilo da região que lhe deu origem e das terras da sua gênese.

clique e compre

 

Vinho Português Casal Garcia Branco

Eis uma bebida jovem, de alto frescor e aspecto límpido. Combina, especialmente, em locais de maior descontração e sempre acompanhado de aperitivos. É uma bebida que pode agradar paladares já acostumados com variados tipos de vinhos. Apesar de sua intensidade não estar fora do equilíbrio, ao paladar, o Casal Garcia pode se mostrar mais forte que o normal a depender dos pratos com os quais for servido.

clique e compre

 

Vinho Monsaraz Alentejo DOC Seco

 

De corpo médio, macio e redondo; com toques de frutas vermelhas e baunilha, sem dúvida esta é uma bebida ideal para ser saboreada com carnes vermelhas, carnes de caça e queijos curados. Decerto não são apenas essas opções. Por sinal, junte a elas patês e molhos de sua preferência. Aliás, eles, geralmente, combinam muito.

clique e compre
Texto adaptado de Thiago Matheus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades Você gostaria de receber as novidades sobre vinhos, carnes e os melhores rótulos. Não Sim