Como harmonizar Vinhos e seus pratos no Jantar

Carnes, frutos do mar, massas e muitos outros pratos quentinhos no seu jantar para combinar com diversos tipos de vinhos… Mas, a pergunta é: como harmonizar e qual o melhor vinho a escolher?

Se você é um apreciador de vinhos ou está iniciando no maravilhoso mundo das uvas, este artigo é perfeito para você, pois, mostraremos a seguir como realizar esta harmonização, entre vinho e o seu jantar. Saber com precisão qual o tipo de bebida certa para acompanhar cada prato de jantar, é um bom desafio, não é mesmo?

Por isso, continua aqui, que agora falaremos como fazer essa combinação.

Entradas

Iniciando a entrada do seu jantar, seja uma salada, sopa ou creme, saiba que esses tipos de pratos por serem leves, não trazem tanto sabor quanto o de prato principal. Por isso a harmonização perfeita para a entrada, serão vinho mais suaves como o vinho branco e o vinho rosé.

Uma sugestão de vinho para esse momento é o Vinho Português Aveleda Alvarinho Verde Branco. Para saber mais sobre esse vinho, clique aqui.

Prato Principal

Momento em que o vinho se torna mais importante, todavia, ainda resta dúvidas de que vinho tomar em caso de pratos como carnes, peixes ou frutos do amor e massas. Confira abaixo algumas dicas:

Carne vermelha

Na escolha de carne vermelha para prato principal, pode optar pelo vinho tinto, principalmente se a carne for magra, como por exemplo: filet mignon.

Carne branca

para carnes brancas é bom pensar em sabores leves, como o vinho branco e se você prefere vinhos tintos opte pelos mais suaves.

Peixes e frutos do mar

Se seu prato for um peixe ou frutos do mar, opte por vinhos brancos, mas fique de olho no sabor do seu prato, por exemplo: camarões e peixes assados podem harmonizar com vinhos mais incorporados pois seus sabores são bem mais intensos. No caso de lagostas elas são bem mais suaves, por isso você pode escolher harmonizar com um vinho branco mais leve e aromático.

Massas

Caso você tenha escolhido servir uma massa, é necessário ter em mente que em caso de massas, seus sabores são bem neutros, por isso a harmonização ocorrerá de acordo com os ingredientes presentes em seu prato, assim como os molhos. Se você escolher sabores leves e a massa vir acompanhada de tomates, por exemplo, um vinho branco e leve é uma ótima opção. Já se for sabores mais intensos, como cogumelos, queijos fortes e linguiças toscanas, é bom optar por  vinhos tintos mais intensos.

Uma indicação de vinho que combina perfeitamente com massas e frutos do mar é o Vinho Verde Casal Garcia Rosé. Para saber mais sobre esse vinho, clique aqui.

Sobremesa

Sim, é possível servir um bom vinho com sobremesa (para saber mais sobre esse assunto, clique aqui). Por isso existem os vinhos “licorosos”, pois esses são bem conhecidos pela harmonização de vinhos com sobremesas. Vinhos brancos como espumantes e frisantes harmonizam muito bem com chocolates, brownies e petit gateau. Pode apostar em vinhos como rosé e vinho do porto também. Confira os exemplos abaixo, para saber mais:

Sobremesas feitas de frutas

Para sobremesas como cheesecakes, tortas ou até salada de frutas, a ótima opção são os espumantes.

Sobremesas feitas de chocolate

O chocolate em si tem um sabor muito marcante e com altos níveis de gordura. Por isso, uma ótima opção para este tipo de sobremesa são os vinhos portos e vinhos tintos mais encorpados.

Sobremesas feitas de leite e ovos

Seja pudins ou cremes à base de leite e ovos, sua harmonização perfeita são os vinhos classificados como “late harvest”.

Sobremesas feitas de doce de leite

O doce leite possui um grande nível de doçura o que pede um acompanhamento de bebidas com alto nível de acidez. Pois nesses casos, a acidez confronta o doce o que acaba ocasionando uma boa harmonização.

 

Um vinho que combina muito bem com sobremesas é o Trapiche Colheita Tardio Chardonnay Branco. Se quiser saber mais sobre ele, basta clicar aqui.

 

Esperamos que com esse texto, tenhamos ajudado a clarear sua mente sobre como harmonizar seus jantares com essa deliciosa bebida que é o vinho. Para saber mais sobre o mundo fantástico dessa bebida, acompanhe nossos conteúdos.

Novidades Você gostaria de receber as novidades sobre vinhos, carnes e os melhores rótulos. Não Sim