Noite Oriental: Saiba como harmonizar Vinho e Sushi

Bem-vindos amantes e apreciadores de vinhos, para aqueles que amam acompanhar uma boa comida com uma boa seleção de uvas engarrafadas. 

Já falamos anteriormente sobre harmonizar vinho e jantar… Mas como saber harmonizar quando o assunto é sushi e vinho?

Quando o assunto é esta harmonização, já vem logo à cabeça e ao paladar o Saquê, porém se você acha que essa é a melhor bebida para se tomar com sushi, vai se surpreender! Pois há vinhos maravilhosos que são um par perfeito para saborear com um ótimo sushi. 

Mostraremos a seguir como harmonizar vinho com sushi, e qual tipo de vinho é perfeito para essa harmonização:

 

História do Vinho

O surgimento do vinho é algo remoto em diversos períodos da humanidade. Cada cultura fala dos surgimentos do vinho de uma forma diferente. Os cristãos, embasados no antigo testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo. Já os gregos, consideram a bebida uma dádiva dos deuses, assim por diante.

Do ponto de vista histórico, é difícil afirmar a origem exata. O que se sabe é que o surgimento do vinho se deu por antes da escrita e deve ter sido por acaso. Dizem que se deu origem porque alguém esqueceu um punhado de uvas amassadas em um recipiente, com isso, elas sofreram fermentação espontânea.

Existem referências que indicam que a região da atual Geórgia (antiga república Soviética, localizada mais ou menos ao norte da Grécia) foi o local onde provavelmente se produziu vinhos pela primeira vez. Há descobertas de grainhas, neste local que datam entre 8000 e 5000 a.c. Egípcios, gregos e romanos foram os grandes impulsionadores da cultura e do desenvolvimento da bebida.

No Egito já havia pinturas e documentos registrados do processo de vinificação detalhado envolvendo o consumo de vinho em celebrações e rituais datados de 3000 a.c., ou seja, são registros de aproximadamente 5 mil anos.

Vinhos que Harmonizam com Sushi 

Vinho Branco

Você pode preferir aos brancos de acidez elevada ou aqueles com certa estrutura aromática. 

Vinho Rosé

Ótima opção para combinar com sashimi de salmão e peixes de carne mais escura, como o atum, por serem mais estruturados que os brancos, mas igualmente frescos e ácidos. 

Espumante

Escolha espumantes com boa estrutura, como brancos e rosés e principalmente secos. 

Vinho Tinto

Para quem ama vinho tinto e deseja acompanhá-lo com sushi, tente o Pinot Noir, leve e de acidez pronunciada e que não tenha passagem por barris de carvalhos, pois são vinhos mais frescos e frutados 

 

Como Harmonizar

Quando você for harmonizar vinho com sushi, é importante ter duas palavras em mente: simplicidade e delicadeza

Não opte por vinhos com muita personalidade, dê preferência a rótulos equilibrados e sutis. No caso de sushis e sashimis feitos com peixes brancos, uma boa combinação são os espumantes jovens e suaves como o vinho rosé, brut branco ou com um Prosecco italiano. Já os Temakis que levam a alga nori harmonizam com vinhos de acidez elevada e mais aromáticas como Dark Horse Pinot Grigio. 

No caso de pratos quentes, como Yakisoba, o vinho tinto é uma boa saída. Vinhos elaborados com Malbec ou Merlot são a combinação ideal. Sua tendência frutada provavelmente aumentará com os deliciosos pratos.

Já no caso dos famosos hot rollsrolinhos primavera e tempuras, as famosas frituras, recomenda-se um vinho branco de acidez mais elevada ou até mesmo com breve passagem por barricas de carvalho.

No caso de acompanhamento de molhos, opte por molhos e agentes de sabores com moderação, pois suas características podem interferir na percepção de sabores do vinho quando combinado com o sushi. Por exemplo:

Shoyu

Opte por vinhos com alto nível de acidez para quebrar o salgado presente no shoyu. 

Wasabi (Raiz Forte)

Por afetar as papilas gustativas, o wasabi interfere diretamente na percepção de sabores. Por isso dê preferência a rótulos com baixa gradação de álcool. 

Gengibre

Se você ama o gari, aquele gengibre agridoce, busque por um espumante brut ou vinhos brancos com estrutura aromática frutada. 

Molho Tarê

Com seu sabor adocicado e sua textura, podem acabar cobrindo todo o sabor leve e sutil de alguns vinhos, por isso muito cuidado na escolha de vinhos. 

Dica de vinho para Harmonizar com seu Sushi

Duas ótimas dicas de vinhos para harmonizar com sua noite oriental, são as opções abaixo. Clique no nome deles, caso queira saber mais sobre cada um.

Vinho Undurraga TH Sauvignon Blanc

A sigla T.H. significa Terroir Hunter (Caçador de Terroir). É daqui que surge a ideia do conceito desta bebida: a busca pelo terroir – extensão de terra cultivada – que une uma série de combinações ideais, como clima, solo, subsolo e relevo. Tendo encontrado e contribuído para o cenário perfeito, cada variedade de uvas passa a contar com um vinhedo a poucos quilômetros do Oceano Pacífico. A tradição dessa bebida conta que é daqui que surge o frescor encontrado nos vinhos de Undurraga: a proximidade com o mar.

 

Vinho Rosé Italiano Settesoli Wave

Da mesma família do Settesoli Wave Tinto, é uma bebida produzida na região da Silícia, na Itália. Hoje em dia a viticultora possui inúmeros sócios e extensa área destinada a plantação e produção de inúmeras linhas de bebida. Os enólogos que trabalham nesse trabalho são: Mimmo de Gregório, Alberto Antonini e Pedro Parra. Sem dúvida, são eles que, junto de um grande grupo de funcionário, levam o sabor do que, segundo conta a tradição, leva algumas das melhores características da Silícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades Você gostaria de receber as novidades sobre vinhos, carnes e os melhores rótulos. Não Sim