O segredo sobre o doce mundo dos licores

O licor é uma das bebidas mais doces, conhecidas, consumidas e desejadas no mundo todo. É conhecida por sua caraterística versátil, podendo ser elaborada de diversas formas e a partir de diversas matérias primas. 

Há diversos caminhos diferentes para fazer o licor, seja por infusão, destilação com álcool, destilação com água ou maceração. Existem diversos segredos incríveis e maravilhosos que compõem o licor, e para te mostrar quais são eles, continue aqui, pois apresentaremos a você a seguir esse delicioso mundo dos licores. 

 

Licor, o que é?

O nome licor vem do latim “liquore”, que significa líquido. é uma bebida alcoólica aromática e doce, feita a partir de uma infusão de ingredientes como por exemplo, sementes, frutas, ervas, flores e especiarias, e um líquido alcoólico como rum, brandy, uísque e cachaça. 

Possui um teor alcoólico entre 20% e 58%. Os licores finos ou doces contém mais de 100g e no máximo 350g de açúcar por litro, já os mais cremosos levam cerca de 350 gramas por litro.

 

Como surgiu?

Há diversos relatos quanto ao surgimento do licor, uns afirmam ter surgido nas caldeiradas caseiras, para fins medicinais; outros afirmam seu surgimento desde do Egito Antigo produzido para fins digestivos e também medicinais, mas também se fizeram presente entre os chineses e os árabes. 

Porém, os historiadores relatam que foi através dos monges que essa bebida foi descoberta, inclusive os melhores licores do mundo. E em 1500, já estava bem desenvolvida a produção artesanal do licor, com a produção individual da bebida. 

E em 1575, o holandês Lucas Bols, fundou a primeira destilaria de licores do mundo, existente até hoje, 

 

Produção do licor

A produção de licores é realizada a partir da adição de ingredientes de origem vegetal ou animal a uma base alcoólica destilada, após isso é adoçada e devem conter cerca de 18 a 54% de álcool . Há diversos métodos para extração dos sabores dos frutos e botânicos como a imersão, maceração, infusão e destilação. Veja a seguir:

  • Licor seco: O que possuem em sua composição e conservação, até o momento de consumo, mais de 30g à 100g de açúcar por litro.
  • Licor fino/doce: Quantidade de açṹcar por litro entre 100g à 350g por litro. 
  • Licor creme: São descritos como cremes, por sua textura e por serem produzidos por produtos lácteos. No Brasil, são denominados assim e devem conter mais de 350g de açúcar por litro. 

Quanto mais álcool o licor tiver, logo mais açúcar aquele licor terá. O álcool utilizado na preparação do licor deverá ser neutro, desodorizado e de graduação alta para que não venha ocorrer influência de óleos próprios dos destilados. 

Tipos de Licor

São classificados de acordo com as variedades de produtos e aromatizantes que este possui em sua composição. Veja a seguir os principais tipos de licor:

  • Licor de frutos: É o mais apreciado atualmente, principalmente pelos brasileiros. Possui uma vasta opção de frutas e é possível encontrar frutas como: Cacau, cupuaçu, açaí,maracujá, tangerina, laranja, pêssego, morango, banana, pera, melão, cereja, dentre muitos outros. 
  • Licor de ervas: Este tipo, pode ser composto por um tipo de erva ou mais misturas de diferentes tipos. Sendo uma bebida bastante fresca e aromática. Possui licores de: camomila, rosa, alecrim, laranjeira, manjericão, hortelã, alfazema, canela de pau, gengibre, erva-cidreira e sândalo. 
  • Licor de essências: Normalmente possui aromas intensos devido às sementes. Existem opções como: baunilha, cravo, anis, cardamomo, nozes, amêndoas, pimenta, zimbro, damasco e café. 

Benefícios do licor

Além de ser uma bebida bastante atrativa ao paladar, o licor também possui seus benefícios a saúde, como:

  • Aliado digestivo: Desde seu surgimento na Idade Média, há cerca de cinco séculos atrás, as pessoas associavam o licor à digestão. Por exemplo, até para os franceses, essa bebida possui a característica de serem utilizadas como bebidas que auxiliam na digestão. Lá possui um dos licores mais famosos que é o Cointreau, que é elaborado a partir da essência da laranja.  A função de ajudar na digestão, surge das plantas que fazem a infusão do licor, não do álcool. Em relação a laranja do licor Cointreau, seu principal ativo vem da própria planta. Logo, a característica do licor depende das propriedades de cada tipo.
  • Propriedades medicinais: Como mencionamos anteriormente, o consumo do licor foi ressignificado na história e uma delas foi a ingestão da bebida como cura ou alívio de sintomas de doenças. No Brasil há uma infinidade de licores que são usados exatamente com esse propósito de cura e/ou de energização.

Principais marcas de licor

Como mencionado neste artigo, existem três tipos de classificações de licor, cujo, podem ser divididos também entre licores de: café, nozes, mel, uísque e muito mais. Com essas classificações, acabam resultando em licores de diversas marcas presentes em mercados, bares e restaurantes. Portanto, veja a seguir as principais marcas de licor:

  • Cointreau;
  • Compari;
  • Kahlúa;
  • Amarula. 

Drinks com licor

O licor é um tipo de bebida completamente versátil e está presente em diversos tipos de drinks. Veja a seguir algumas dicas de drinks para você experimentar com licor:

Mentolada

  1. Gelo;
  2. Meio copo de Del Sole Branco;
  3. Meia dose de licor de menta;
  4. Meio limão taiti espremido;
  5. 1 dose de leite condensado.

Reúna todos os ingredientes acima e bata no liquidificador. Em um copo passe açúcar verde na borda e despeje a bebida, acrescente um limão na borda e ramo de menta para decorar seu drink. 

White Lady

  1. 60 ml de gin;
  2. 15 ml de cointreau;
  3. 15 ml de suco de limão-siciliano;
  4. twist de limão-siciliano.

Bata todos os ingredientes acima em uma coqueteleira com gelo, após isso coe tudo para uma taça coupe. Finalize com twist de casca de limão-siliciano. 

Onde encontrar Licor

Além das dicas de como realizar um drink com licor, deixamos para você mais uma dica maravilhosa, que é: “onde encontrar licor?” 

Você pode estar encontrando este destilado na Brava Wine. Uma loja que vende diversos tipos de destilados incríveis e saborosos. Veja abaixo mais uma dica de licor para você.

Dica: Licor Peachtree 20% 700ml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades Você gostaria de receber as novidades sobre vinhos, carnes e os melhores rótulos. Não Sim