Os 10 Melhores Vinhos Tintos Seco de 2021

Olá, amantes e curiosos do vinho!

Hoje o assunto é sobre vinho tinto… o mais consumido entre os amantes dessa bebida. O vinho tinto seco em si, é considerado entre muitos dos apreciadores da bebida, o melhor vinho a ser tomado, mas a pergunta que fica é: quais os melhores vinhos tintos secos para se apreciar?

Para tirar esta dúvida, mostraremos a seguir tudo sobre os 10 melhores tipos de vinho tinto seco. 

 

Vinho Tinto sua Característica e Elaboração

O vinho tinto é um tipo de vinho bem tranquilo de cor bem avermelhada, que possui níveis consideráveis de tanino. É produzida precisamente com castas tintas que é a principal variedade de vinho consumido no mundo todo. Esse tipo de vinho pode variar entre leves como os elaborados com Pinot Noir até aos extremamente incorporados como os feitos de Cabernet Sauvignon. O vinho tinto harmoniza desde entradas e massas até carnes e peixes

 

Características do Vinho Seco

Sua principal característica se encontra na quantidade de açúcar presente na bebida. Para o vinho ser categorizado como seco, deve conter nele, no máximo, 4g de glicose por litro. O açúcar do vinho seco é chamado residual, pois, durante seu processo, uma quantidade da substância é transformada em álcool. Diferente do vinho tinto, que é perfeito para as pessoas que possuem o paladar mais adocicado, pois o mesmo possui cerca de 20g de açúcar por litro do vinho.

Sua produção, se dá da seguinte forma:

Após as uvas serem completamente esmagadas, se inicia o processo de fermentação do vinho, o que acontece até o momento em que as leveduras transformam boa parte do açúcar presente nas uvas em álcool. Se no final desse processo, a quantidade que tem de açúcar for inferior a 4g/l, estamos diante de um vinho seco. Vale ressaltar que vinhos secos não possuem nenhuma adição de açúcar extra e que suas uvas usadas são exclusivamente viníferas, ou seja, fazem parte de família nobre, como a vitis vinífera. 

Os 10 Melhores Vinhos Tintos Secos 

Cabernet Sauvignon

Por ser cultivada em amplas variedades de climas em todo o mundo, o Cabernet Sauvignon pode ter uma variedade de diferentes sabores. Contudo, os melhores cabernets são bastantes calorosos e esbanjam bastante sabor quente de carvalho picante. Pois esse tipo de vinho, é maravilhosamente incorporado, e pode possuir sabores, como sino e pimenta preta, quando ao mesmo tempo são afiados e podem possuir um pouco de amargo. Seu teor alcoólico é de 13,5% a 15,5%

Pinot Noir

Suas uvas remontam bem à época Romana. Suas uvas permaneceram populares devido a sua luz-média da natureza correspondente a um amplo espectro de alimentos que faz uma ótima harmonização com alimentos simples. Por exemplo: Se você sai com amigos para jantar, e todos decidem pedir entradas diferentes uns dos outros, você pode apostar para fazer todos felizes em um Pinot Noir para a mesa. Pois é um tipo de vinho leve o suficiente para harmonizar com pratos cremosos e salmões, porém complexo o suficiente para complementar pratos com carnes escuras. Seu teor alcoólico é de 11,14%. 

Merlot

Suas características são de frutas vermelhas, taninos e com acabamento suave. O merlot possui um sabor único e suave, com sabores de ameixas, groselhas e outras bagas, e por possuir baixo teor de ácido, se torna um vinho ideal para as pessoas que não gostam de vinhos tintos fortes. Harmonizam bem com alimentos como bife, cordeiro, bife de atum e queijo. Seu teor alcoólico é de 12% a 15%

Sangiovese

Considerada uma ótima degustação de vinho, com amplos sabores de frutado para terra. Porém, não importa onde é cultivado, esse tipo de vinho sempre exibirá sabores de cereja com toques mais sutis de tomate. Os mais populares podem encontrar um equilíbrio entre seus componentes de fruta e terra. Seu teor alcoólico é de 12%.

Tempranillo

É um tipo de vinho encorpado, possui uma gama bastante ampla de sabores. Esse vinho consegue manter um sabor grande sem nunca se sentir muito pesado. Seu teor alcoólico é de 13% a 14,5%.

Syrah/ Shiraz

Syrah e Shiraz, são alguns dos vinhos tintos mais encorpados vinhos tintos do mundo. Possuem sabores de frutas escuras, que vão de mirtilo a azeitona preta. Sua ótima harmonização são pratos como churrasco, mexicanos e carne de vaca. Geralmente o Syrah é misturado com outras uvas que ajudam a oferecer um sabor mais completo e único. Seu teor alcoólico é de 14% a 20%

Malbec

Conhecida também como Auxerrois ou Côt Noir. Apresentam cor vermelho púrpura, sendo extremamente intensas e concentradas, com um caráter macio, e sabor que duram por mais tempo no paladar, lembram  frutas vermelhas e ameixas maduras, seus aromas tornam-se mais complexas. Harmonizam bem com carnes vermelhas, principalmente as mais gordurosas, churrasco, pizza calabresa, massas com molho recheado e risotos com linguiça ou carne seca. Com teor alcoólico de 3%

Barbera

Possui cor vermelho rubi intenso com mistura e violeta, possui aroma de perfume vínico, fino e frutado com boa estrutura e alto nível de  acidez natural. Possui um potencial para um longo envelhecimento. Possui teor alcoólico superior a 11,5%. Harmonizam com carne de cordeiro, salmão e outros pescados defumados, bacalhau, antepastos e massas com molhos bolonhesa ou pomodoro. 

Carménerè

Apresentam uma excelente combinação de aromas de frutas pretas e vermelhas maduras, terra molhada e pimenta preta. Ao paladar apresenta sabor suave com pouco tanino, baixa acidez e bastante álcool. Harmonizam com pratos que transitam entre o médio e forte, como  carne vermelha com pouca gordura, suínos,aves, peixes gordos como salmão e linguados. Seu teor alcoólico está entre 12,5% e 14,5%. 

Tannat 

Não possuindo muitos aromas específicos, esta estrutura poderosa possui vinhos tintos secos de qualidade, porém robustos e bastante adequados para o envelhecimento. Esse vinho produz muito tânicos e bastante nervosos, ou seja, uma acidez bastante marcada. Harmonizam perfeitamente com feijoada, churrasco, hambúrgueres, queijo parmesão, pecorino, pasta mole azuis como gorgonzola e roquefort; e na parte de doces, uma ótima combinação é o chocolate amargo. Seu teor alcoólico é de 13,5% a 14,5%. 

 

Agora que listamos os 10 melhores vinhos tintos secos de 2021, e você já conheceu boa parte, você já pode desfrutá-lo e apreciá-lo harmonizando com essas dicas de pratos incríveis e melhores vinhos. Se quiser estar mais por dentro do mundo dos vinhos, basta nos acompanhar em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades Você gostaria de receber as novidades sobre vinhos, carnes e os melhores rótulos. Não Sim